Seja bem vindo ao The Extreme Downloads! Dúvidas e Links OFF? Entre em contato com a Direção ou deixe um comentário avisando. ATENÇÃO: a sigla "NLA", no final de alguns títulos, significa: Novo(s) Link(s) Adicionado(s). Site melhor visualizado com o Mozilla Firefox.


BEM VINDO!

Siga-nos no Twitter e saiba de todas as novidades antes mesmo de ir ao site!
Siga-nos no Twitter!


Se você não baixa filmes só porque eles estão dividos em mais de uma parte,
conheça o JDownloader! A Equipe TEX recomenda!

Baixe o JDownloader! Clique-me!

Para juntar os arquivos no formato .001, .002, .003 e etc, use o HJ-Split!

Baixe o HJ-Split! Clique-me!

ATENÇÃO! O botão encontra-se escondido na página. Atente na imagem onde você deve clicar para ver as postagens mais antigas.
Botão escondigo! Clique para ir para a próxima página!



IMPORTANTE!

Contribua para uma TEXDownloads cada vez melhor!
Ajude. Participe. Clique no botão abaixo e doe qualquer valor!
Já imaginou o quanto você poupa com a TEXDownloads. Conscientize-se.
Se você não sabe como doar, clique aqui!
Agradecemos a sua compreensão.




[TUTORIAL] Conheça Tudo Sobre Vídeos e Seus Formatos

The Extreme Downloads - Postado por Diego Almeida às 14:04

Saiba tudo sobre os diversos formatos de vídeo na internet.

Um abraço. Diego Almeida.

- WS
Widescreen (letterbox)

- FS
Fullscreen

- BIN / CUE
Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá às a BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.

- CAM
Com uma câmera de vídeo digital (DV - Digital Vídeo), os grupos gravam a tela do cinema, normalmente na pré-estréia. Lógico que a qualidade não fica nunca com a qualidade de um DVD. Mas esse meio é pra quem quer Novidade / Lançamento antes de todo mundo, as vezes antes mesmo de entrar para o cinema você já poderá ter-lo em seu PC.

- DivX / XviD
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.

- DivX Rec-Enc
Um DivX re-enc-enc é uma transformação de sua fonte original, por exemplo VCD, e re-codificada para DivX. O objetivo é diminuir o tamanho original do arquivo, para outro bem menor. Encontrado geralmente em partes, como Film.Name.Group(1of2) etc... Lógico, que a qualidade do filme diminui também.

- DVDRip
Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.

- DVDScr "DVD-Screener"
A qualidade é idêntica de um DVD comum, porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial, o DVD comprado em lojas. Ele é para divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!

Blu-Ray Rip (BRRip)
Uma cópia do lançamento final do Blu-Ray. A qualidade é bem maior que um DVDRip. BRRips são lançados em MKV (Matroska).

Digital Distribution Copy (DDC)
Basicamente, o DDC tem uma qualidade parecida à do DVDRip ou do R5, mas como é em suporte digital, tem bem menos qualidade que o DVDRip "normal".

- Dupe
O DUPE é uma cópia de algo que já existe. Então não tem nenhuma razão para que exista outra vez.

- Internal
Um release interno é feito por diversas razões. Os grupos clássicos de DVD fazem muitos releases do tipo INTERNAL. As ripagens do cinema tem uma qualidade mais baixa, então usam o INTERNAL para não baixar a reputaão do grupo, ou devido à quantidade de ripagem já existentes. O grupo libera somente os filmes a seus membros. Isto está em a contexto diferente à definião usual.

- Limited
Se o filme teve algum tipo de limitação e o grupo consegue acesso a isso.

- Macrovision
Macrovision é a proteção de cópia empregado em a maioria de DVDs.

- NFO
Um arquivo de NFO é fornecida com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informaão geral sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informaões. NFO = Informações

- NTSC / PAL
NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variaões, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.

- Nuke
Um rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo.

- Nuke Reasons
BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme.
BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.

- Proper
Significa que o primeiro lançamento possuía alguma forma de defeito, som fora de sincronia, baixa qualidade, tela pequena, etc... Então outro grupo lança novamente o mesmo filmes corrigindo o defeito.

- RARset
Todos os filmes são fornecidos divididos em partes de 15000000 bytes compactados com o WinRAR, ou outro software de compactação, mas o WinRAR geralmente lê todos os formatos. Isso ocorre para facilitar a tranferência via ftp, pois se ao tranferir 700 MB de dados em algum momento o arquivo se corromper, você terá perdido um bom tempo de download. Usa-se (part01.rar > partxx.rar); (.rar > rxx) ou (001 > xxx)

- (R5) Regional Coding
Regiões dos DVDs (região 1,2,3,4,... - exemplo mais comum: R5) de acordo com a distribuição de países.

- RePack
Se um grupo liberar um Rip ruim, liberam um novo reparando os problemas.

- SFV
É fornecida também par cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos.
Programas: pdSFV ou o hkSFV

- STV
Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.

- Subbed
Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).

- SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.

- SyncFIX
Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme.

- TeleCine (TC)
Um TeleCine é maquina que copia filme do rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito boas, mas esses equipamentos são muito caros e raros.

- TeleSync (TS)
O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de camera). Isso ajuda e melhorar e muito na qualidade do som. Muito TeleSync é filmado em cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor do retrato e do som.

- TVRip
Simplesmente a ripagem da TV (TVRip), muito usado em Séries (episódios), Clips (MTV), entre outros.

- UnRATED
Filmes sem cortes pela censura internacional.

- UnSUBBED
Quando foi liberado uma versão, com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda.

- VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.

- WorkPrint
Um WorkPrint é uma cópia da película que não foi terminada. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade pode variar. Algum WPs é muito diferente de cópia final e outro pode conter cenas extra. WPs pode ser agradáveis à coleção. Hoje em dia, muitas ADD (adicionais) de DVD, contém essas cenas que são cortadas do filme final.

- XVCD / XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.

- Bitrate
Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.

- KVCD
KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.

- KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.

- Codec
É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).

- AC3
Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.

- AAC
Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.

- ASF
Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.

- AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.

- Frame
A fonte básica de um filme. Uma frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo (dobro da quantidade de fotos nescessárias passadas constantemente na sua frente para se obter noção de movimento). Imagine um desenho, onde uma moto está na direita do vídeo, ao passar as frames a moto vai se movimentando para a esquerda.

- FPS
Definição de Frames per Second, ou frames por segundo. Ajuda bastante saber isso na hora de converter legendas ou procurá-las na internet.

- MPEG
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.

- OGM
Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.

- VBR
Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.


Fonte: Lone Ranger

3 comentários

  1. Anônimo

    Excelente tutorial, com certeza eliminou algumas dúvidas que eu tinha. Muonqin.

    Comentado em 30 de abril de 2009 às 17:10

     
  2. Anônimo

    Ola e como faço para participar de blog..
    Está muito bom aqui...
    Abraços

    Comentado em 13 de junho de 2009 às 15:44

     
  3. Anônimo, poderia ser mais objetivo, não entendemos sua pergunta, qualquer duvida add nu msn Jefersonmarzani@hotmail.com, diegaoalmeida@gmail.com, ou manocosta_80@yahoo.com.br
    entre em contato!

    Comentado em 13 de junho de 2009 às 19:44

     

Postar um comentário